• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para combater Helicoverpa no Rio Grande do Sul


Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 09h24

Depois da confirmação da presença da lagarta Helicoverpa armigera no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou na quinta-feira, dia 21/11, um grupo de trabalho, formado por especialistas de diferentes áreas, para combater a praga no estado. A primeira reunião ocorreu em Porto Alegre.


De acordo com o fiscal do serviço de Sanidade Vegetal do estado, Jairo Carbonari, a principal preocupação é intensificar o monitoramento das lavouras gaúchas.


Apesar dos prejuízos que a lagarta vem causando em outros Estados, o diretor de Defesa Vegetal do Rio Grande do Sul, José Motta, garantiu que embora o momento seja de alerta no estado, ainda não há motivo para pânico. Segundo ele, o grupo já está em ação.


Para conter o avanço da praga e minimizar possíveis prejuízos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) defendeu um aprofundamento nos estudos sobre o comportamento da lagarta no Estado. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Paulo Roberto Valle Pereira, isso pode definir o sucesso ou o fracasso das ações.


Estudos


As primeiras amostras da praga foram coletadas em dezembro do ano passado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Embrapa. Os estudos começaram com lagartas de lavouras de soja do verão passado, localizadas no norte do Estado.


O pesquisador da UPF, José Roberto Salvadori, coordenou as atividades na região e contou que o diagnóstico oficial demorou quase um ano por causa da dificuldade da identificação.


Fonte: Canal Rural. 21 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja